• segunda-feira, 29 de novembro de 2021

REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GUAXUPÉ RECEBE PREMIAÇÃO DA AMOG

Por segundo ano consecutivo, a rede municipal de ensino de Guaxupé é premiada em evento realizado pela AMOG.

Foi realizada nesta sexta-feira (26) na sede da AMOG em Guaxupé, a premiação "Práticas de saída nas cidades da AMOG: Valorização dos professores das redes municipais de ensino".
A premiação tem como objetivo divulgar e valorizar o trabalho educacional realizado em todos os municípios da AMOG.
Dentre os vários projetos inscritos, novamente a Rede Municipal de Guaxupé foi premiada, sendo um dos três projetos vencedores. Suzamara Sarrassini da Silva, professora e atual gestora do E.M. Professor Elias José, foi vencedora com o projeto "Humanizando o contato com as famílias durante a educação remota".
Os profissionais selecionados dos projetos destacaram que todos foram excelentes e que tiveram dificuldade em selecionar os vencedores. Além da premiação simbólica, os professores campeões participaram do Fórum Nacional do Sistema de Ensino Aprende Brasil, divulgando como experiências municipais exitosas.
Suzamara explicou que o projeto surgiu da necessidade de, durante a pandemia, continuar promovendo o desenvolvimento das crianças de forma remota, auxiliando as famílias quanto as tecnologias a ser utilizadas e garantindo a empatia. "Nesse período interagimos com as famílias por meio de WhatsApp Business, vídeos, áudios, ligações, atividades impressas, visitas nas casas e reuniões on-line e também presenciais, garantindo, assim, que as informações chegaram a todas as famílias e consequentemente, como continuar criançasm se desenvolvendo, aprendendo".
Algumas das ações descritas no projeto foram: Áudios explicativos para as famílias que não liam; Plantões na escola para encorajá-los a acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); Reuniões on-line para saber porquê a criança não foram acessando as atividades e dando outras opções para que não parassem com os estudos; Palestras que ajudavam a família entender melhor como é a parceria família/escola, como se dá o estudo em casa e como reestabelecer a autoconfiança das crianças; Postes envolventes para convidar as crianças para as aulas síncronas; Vídeos explicativos e também motivacionais.
A Secretária de Educação, Sandra Costa, destacou o que as ações como descritas neste projeto para acolher as famílias foram necessárias durante este período tão difícil para todos. "Sofremos com perdas de pessoas tão queridas, o distanciamento físico de nossas crianças... Mas como muito empenho, dedicação e planejamento conseguimos encontrar formas de atender com equidade as nossas crianças".
O Prefeito Dr. Heber Quintella o trabalho realizado pela educação municipal. "Sabemos que a pandemia desafiou os profissionais da educação e eles fizeram um belo trabalho. A educação remota fez com que eles se reinventassem. Aproveito para cumprimentar toda a nossa rede municipal de educação pelos resultados".