• terça-feira, 29 de novembro de 2022
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Rede Municipal de Ensino de Guaxupé realiza I Encontro de Saberes Inclusivos

Mais de 350 profissionais participaram ativamente da palestra sobre educação inclusiva

Rede Municipal de Ensino de Guaxupé realiza I Encontro de Saberes Inclusivos

A Prefeitura de Guaxupé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Sistema de Ensino Aprende Brasil, realizou no Clube Operário, o I Encontro de Saberes Inclusivos com uma palestra intitulada “Inclusão Escolar, para além da acessibilidade e respeito”. A renomada palestrante Josiana Hertel, Especialista em Orientação Educacional, Neuropsicopedagoga e Mestre em Educação Inclusiva, discursou para aproximadamente 350 profissionais da educação da rede municipal e parceira sobre os diversos aspectos da inclusão, desde o embasamento teórico, marcos legais e práticas pedagógicas adequadas para melhor atender as especificidades e necessidades das crianças com deficiência.
O evento contou com a participação de representantes do CONDEF (Conselho   Municipal da Pessoa com Deficiência), da AADG (Associação de Apoio aos Deficientes de Guaxupé), do SERDI (Serviço Especializado de Reabilitação em Deficiência Intelectual) e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guaxupé). Além dos professores e gestores, os auxiliares de professores, de desenvolvimento infantil e estagiários que desempenham as funções de profissionais de apoio das crianças com deficiência, também participaram deste evento.
A Secretária de Educação, Sandra Costa, fez a abertura do evento, acolhendo a todos os presentes. Logo em seguida, explicou que esta palestra foi organizada para atender as demandas formativas apresentadas pelos professores e ressaltou o trabalho valoroso deles por meio de um vídeo institucional que retratou um pouco do cotidiano da educação inclusiva da rede municipal e parceira.
A Coordenadora de Atendimento Educacional Especializado, Sulima Somaggio, comentou que “esta iniciativa veio ao encontro da efetivação das práticas inclusivas nas escolas, assim como fortalecer a validação das diretrizes da educação inclusiva municipal”.
Josiana ressaltou que o termo educação inclusiva se refere a uma abordagem de ensino que busca garantir o acesso, a permanência e as condições de aprendizagem para todas as crianças, incluindo aquelas que possuem alguma deficiência e que a escola de qualidade é aquela que tem um ensino global, que reconhece e valoriza as diferenças, na qual todos os alunos, sem exceção, devem estudar, aprender e desenvolver.
A palestrante promoveu várias reflexões sobre propostas inclusivas. As vivências bem-humoradas e exemplos cheios de sensibilidade envolveram e emocionaram os participantes.
 

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