• quinta-feira, 30 de junho de 2022

Falta de medicamentos é problema de nível nacional e causa preocupação em Guaxupé

Há alguns meses o Governo Municipal encontra problemas com fornecedores de medicamentos

O sistema de saúde municipal trabalha com uma listagem designada REMUME (Relação Municipal de Medicamentos). Nesta lista estão todos os medicamentos que a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza para a população. O problema é que as medicações não estão sendo entregues ao Município pelos fornecedores licitados, devido a escassez de matéria prima, e isso vem causando transtorno não só em Guaxupé, mas em todo o Brasil. Medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios, antidepressivos e os mais comuns como os analgésicos estão em falta.
Em matéria exibida pelo Jornal Nacional do dia 27/06/2022, o veículo ressalta que: “O governo federal já vinha sendo alertado pelos secretários municipais de Saúde, mas a situação se agrava a cada dia. Segundo a Confederação Nacional de Saúde, o estoque de soros hospitalares só deve dar para mais 15 dias.”
“O Conselho Federal de Farmácias listou mais de 40 medicamentos em falta. Entre eles, dipironas, paracetamol bebê e amoxicilina com clavulanato. Todos usados com o aumento de doenças respiratórias.
Municípios, hospitais e farmácias apontam que as principais causas dessa escassez são externas: a alta do dólar, a instabilidade pela guerra na Ucrânia e o abre e fecha por causa da Covid na China, principal fornecedora de matéria-prima para medicamentos e embalagens.”

Em nota emitida no dia 24/06/2022, o CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) enfatiza que “De acordo com levantamento realizado pelo Conass, pelo menos doze estados já relatam existir desabastecimento destes itens em estabelecimentos de saúde do seu território, acarretando suspensão de serviços específicos.”

Em Guaxupé, a Secretaria Municipal de Saúde ressalta que está contactando os fornecedores diariamente. Tão logo os medicamentos sejam entregues já estarão à disposição dos pacientes nas farmácias.