• segunda-feira, 30 de novembro de 2020

O “NATAL DE LUZ DE GUAXUPÉ” É RECONHECIDO COMO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO MUNICÍPIO

Em setembro de 2020, aconteceu mais um momento histórico de grande importância para os guaxupeanos: o Natal de Luz de Guaxupé tornou-se patrimônio imaterial do Município através do Decreto Municipal n. 2271, de 09/09/2020.

Uma reunião com o prefeito Jarbinhas foi realizada para que ele pudesse assinar o referido decreto. Essa reunião também contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Marcos Buled, da Procuradora-Geral do Município, Dra. Lisiane Cristina Durante, da Presidente do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Guaxupé, Dra. Ana Cristina Mascarenhas, do Diretor de Cultura, Cassiano da Silva, e do historiador da prefeitura, Inácio Abrantes.

Na ocasião, o historiador entregou ao prefeito o Processo de Registro do Natal de Luz de Guaxupé, contendo um conjunto de documentos técnicos e administrativos que fundamentam, justificam e legalizam o reconhecimento da proteção do bem imaterial no contexto da municipalidade.

Segue um breve histórico a respeito do mais novo patrimônio imaterial do Município:

Em 2013, as celebrações natalinas, juntamente com a iluminação e a decoração das ruas, avenidas e praças da cidade, receberam oficialmente o nome de “Natal de Luz de Guaxupé”. Com vasta programação cultural, o evento ocorre anualmente e conta com mais de 80 atrações gratuitas, como peças teatrais; apresentações musicais, de Companhias de Reis e de Pastorinhas; a “Casa do Papai Noel”, com a presença diária do bom velhinho; presépios; árvores gigantes e totalmente iluminadas; playground; além de mais de 05 milhões de micro lâmpadas de LED que ficam espalhadas por cerca de 20 pontos da cidade.

A chegada do Papai Noel marca a abertura do Natal de Luz, e ela acontece sempre no sábado (que pode cair no último final de semana de novembro ou então no primeiro final de semana de dezembro). Aproximadamente 10 mil pessoas vão para a Av. Conde Ribeiro do Valle acompanhar esse momento.

O evento cresce a cada ano e recebe visitantes do sul de Minas, bem como de cidades do leste paulista. Todo esse movimento reflete no comércio local, que nesse período registra um aumento nas vendas de 05% a 30%. Assim, além de manter vivo o espírito natalino nos corações das pessoas, o evento também gera renda, empregos e aquece a economia local.

Em 2015, através da Lei Municipal nº 2363, o Natal de Luz foi considerado “festa oficial do Município de Guaxupé, inserida no seguimento Turismo de Negócios e Cultura”.

Em 2019, devido a grande quantidade de lâmpadas e enfeites instalados por toda a cidade, o evento foi considerado “o maior natal do estado de Minas gerais”, de acordo com a Luz e Forma, empresa especializada em decoração natalina. E em dezembro desse mesmo ano, o município recebeu a visita do Ministro do Turismo, Sr. Marcelo Álvaro Antônio. A vinda do Ministro ao Natal de Luz de Guaxupé foi a coroação de todo o trabalho desenvolvido há 07 anos consecutivos pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

Finalmente, no dia 07 de agosto de 2020, o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Guaxupé aprovou o registro imaterial do Natal de Luz de Guaxupé, que será agora inscrito no Livro de Registro Municipal das Celebrações.

Quanto à realização do Natal de Luz 2020, cabe destacar que, apesar da pandemia do COVID-19, o evento ocorrerá, seguindo todas as orientações sanitárias. A data prevista para a abertura será dia 28 de novembro. A programação cultural está sendo estudada para adequar-se aos protocolos necessários. Toda a parte de iluminação e decoração será mantida com novos pontos. Uma grande surpresa está sendo preparada para todos os cidadãos e visitantes de nossa cidade, e um novo conceito marcará o Natal de Luz neste momento em que ele se torna um bem imaterial registrado de nossa Guaxupé.