• terça-feira, 31 de maio de 2022

Governo Municipal leva Jovens Aprendizes a São Lourenço para capacitação

Durante dois dias, os jovens guaxupeanos puderam realizar visitas e conhecer mais sobre o turismo na cidade

Governo Municipal leva Jovens Aprendizes a São Lourenço para capacitação

Os dias 25 e 26 de maio foram marcados pela visita técnica de 30 alunos do Projeto Capacitação para o Futuro - Juventude Positiva 2022 e seus instrutores, à cidade de São Lourenço- MG. O objetivo do projeto foi apresentar aos jovens integrantes do Programa, uma experiência em relação as possibilidades profissionais que o turismo proporciona, preparando e capacitando estes, para fazer parte do desenvolvimento turístico de Guaxupé.
O município de São Lourenço foi escolhido como anfitrião por ser um destino turístico indutor reconhecido e pelo fato do São Lourenço Convention & Visitors Bureau ter oferecido a esses alunos, a oportunidade de vivenciar os atrativos com um custo simbólico, através da mobilização de seus associados.
A visita técnica foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Guaxupé, em parceria com o São Lourenço Convention & Visitors Bureau, tendo o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Esportes e Secretaria Municipal de Ação Social de São Lourenço e Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Lourenço
Na primeira fase do curso foram realizadas, em Guaxupé, palestras sobre Patrimônio Histórico, Conceitos de Turismo, Formas de Apresentação e Comportamento no Ambiente de Trabalho, visando formar futuros profissionais para atuar no turismo de Guaxupé
Na segunda fase, partiram para a parte prática, com a viagem para São Lourenço. No primeiro dia, os alunos foram recepcionados pelo Hotel Negreiros. A abertura do evento aconteceu às 10h com a fala da Presidente do SLC&VB – Cláudia Pimentel e do Secretário Cultura e Turismo da cidade - Alexandre Melo, que mencionaram a importância do curso e a oportunidade desses jovens de se profissionalizarem para atuação no mercado turístico de Guaxupé.
Na sequência, os turismólogos Maria Cristina Meirelles e André Teixeira, explanaram sobre o turismo como fator gerador de renda e melhoria da qualidade de vida, bem como sobre o funcionamento do setor hoteleiro, seus equipamentos e serviços, seguido de visita técnica guiada por André e Walter às instalações do Hotel Negreiros. Encerrando as considerações sobre o Receptivo Turístico, Walter Dutra Marques, compartilhou sua experiência com a comercialização dos roteiros turísticos operados pela Agência Receptiva Araucária Ecoturismo, em São Lourenço e região.
As refeições foram oferecidas no Restaurante Paladar Mineiro nos dois dias de estadia do grupo. Os jovens fizeram um City Tour pela cidade no Trenzinho da Alegria, conheceram o Centro de Atendimento ao Turista, e na sequência, a Basílica Menor de São Lourenço Mártir.
 No dia seguinte, os jovens aprendizes foram recepcionados com coffee break no Café Da Vinci e logo em seguida foram conhecer o Parque das Águas, quando tiveram a oportunidade de assistir à explanação sobre a Interface entre a Cultura e o Turismo, pela Diretora de Cultura da cidade, Renata Prado. Para fechar a programação do dia, os alunos foram visitar o Centro de Diversão do Center Kart.
A Diretoria do São Lourenço Convention & Visitors Bureau agradeceu a todos os empresários associados pela contribuição social e adesão a iniciativa.
Nossos agradecimentos também à COOXUPÉ pelos brindes entregues ao CV&B São Lourenço e Secretário Municipal de Turismo de São Lourenço.