• quarta-feira, 31 de maio de 2023
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Rede Municipal e Parceira de Guaxupé comemora Semana Mundial do Brincar

A Secretaria de Educação, juntamente com todas as escolas municipais e parceiras, defende o direito das crianças de brincar

Rede Municipal e Parceira de Guaxupé comemora Semana Mundial do Brincar

 
O evento começou em 20 de maio e vai até este domingo, Dia Mundial do Brincar (28 de maio). A ação acontece em sintonia com a Semana Mundial do Brincar, idealizada no Brasil pelo movimento internacional Aliança pela Infância, como uma campanha de sensibilização sobre a importância do brincar, do direito da criança a ter infância e da necessidade de o direito ao brincar ser respeitado.
O direito ao brincar está definido no artigo 31 da Convenção dos Direitos da Criança, no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Marco Legal da Primeira Infância. Nos primeiros anos de vida, pelo brincar a criança expressa seus sentimentos e o que pensa. É também a melhor maneira de aprender sobre si mesma, sobre o mundo e o outro. No brincar também acontece um processo educativo que ajuda a criança a desenvolver as habilidades que são as bases do aprendizado da leitura, da escrita e das matemáticas.
A Secretaria Municipal de Educação (SME), juntamente com todas as escolas municipais e parceiras, defende o direito das crianças de brincar, por isso neste ano, desenvolveu várias ações para celebrar esta data.
No dia 15 de maio, a equipe pedagógica da SME e as especialistas/ coordenadoras pedagógicas das escolas, realizaram uma formação com todos os professores com o objetivo de refletir sobre as interações e brincadeiras nos espaços escolares como forma de representação da infância e direito da criança. Os professores participaram de estudos, dinâmicas e sensibilizações sobre a importância do brincar no desenvolvimento das crianças, da promoção do brincar como um direito, das possibilidades de inserção das brincadeiras em diversos momentos da rotina escolar, relacionando o potencial da brincadeira enquanto ferramenta pedagógica para alcançar os objetivos de desenvolvimento e aprendizagem, bem com as habilidades e as competências previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste encontro municipal foram resgatadas inúmeras brincadeiras, bem como analisadas quais aspectos do desenvolvimento infantil contemplam. Este trabalho possibilitou a organização de um repertório de brincadeiras que puderam ser desenvolvidas nas escolas.
Esta mobilização também parte da ideia que o brincar é ferramenta essencial para a promoção de uma cultura de paz, pois as brincadeiras possibilitam que as crianças expressem suas emoções e seus conflitos, aprendam a respeitar a si mesmo e aos outros, a respeitar o meio em que vivem e a vida em grupo.
As escolas promoveram inúmeras ações significativas do brincar na vida das crianças, criando oportunidades para o brincar livre, com exploração dos espaços externos das escolas e algumas aulas passeio no Parque da Mogiana. Esta ação de favorecer o brincar não se encerrará no mês de maio, mas será incentivado por meio de rotinas diárias e projetos interdisciplinares, pois o ato de brincar estimula habilidades cognitivas, sociais e emocionais e.Segundo
Érica Gonçalves, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, "precisamos compreender que o brincar é a linguagem que a criança utiliza para se expressar, compreender o mundo a sua volta, interagir e aprender'. Cláudia Smargissi, Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, ressalta que "assim como os adultos necessitam satisfazerem suas necessidades básicas, as necessidades das crianças estão relacionadas ao brincar".

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