• terça-feira, 31 de outubro de 2017

COM APOIO DA PREFEITURA SETOR CALÇADISTA RECEBE NOVOS PROFISSIONAIS

Cursos ministrados pela ASSOCIG fortalecem a geração de emprego

No dia 26 de outubro, quinta-feira passada, aconteceu no auditório da ACIG (Associação do Comércio e Indústria de Guaxupé) a cerimônia de entrega dos diplomas aos 17 formandos do curso de corte e costura de calçados. A partir de agora, estas pessoas estão aptas a ingressarem no mercado de trabalho do setor calçadista em Guaxupé, o qual se destaca pela grande quantidade de empresas no ramo. Somente pela ASSOCIG (Associação do Setor Calçadista de Guaxupé) atualmente são 46 associados.

O curso, totalmente gratuito, foi oferecido pela ASSOCIG em parceria com a Prefeitura de Guaxupé e Escola Profissional e aconteceu de 11 de setembro a 24 de outubro. Dos 17 formandos, 11 são costureiras e 06 cortadores de cabedal de calçados. As aulas que tiveram carga horária de 90 horas foram ministradas pelos instrutores Fátima Marcelino e José Carlos do Carmo.

Em Guaxupé, a vocação para a fabricação de calçados iniciou nos anos de 1930, sendo que tudo começou com a fabricação artesanal da famosa “botina roceira”, ou seja, um calçado voltado exclusivamente para o homem do campo.

O Município abriga hoje um número expressivo de empresas que se dedicam a fabricação de calçados cujos produtos são distribuídos praticamente em todo território nacional e possui uma produção bastante diversificada entre botinas, botas, coturnos, abotinados, sapatos, sandálias, botas, sapatos de segurança, entre outros.

A cerimônia conduzida pelo gerente da ASSOCIG, Sr. Sebastião Gomes, contou com a presença do presidente da Associação, João Vitor Prince, de vereadores, membros do Governo Municipal, representantes do setor calçadista, formandos e seus familiares.